Palestrantes Convidados

Categoria: Textos para páginas web Publicado em Segunda, 20 Maio 2013 Escrito por Super User

 



 

 


Confira a apresentação em PDF do PDPIE aqui


Terça de manhã

Walter Bender (MIT)

Título da palestra :  Learning to Change the World (Aprender a mudar o mundo) 

     Walter Bender é um tecnólogo e pesquisador que fez importantes contribuições no campo da eletrônica, publicando mídia e tecnologia para o aprendizado. Bender está de licença como um Cientista de Pesquisa Sênior no MIT Media Lab, no qual ele liderou como diretor executivo entre 2000 e 2006. Mais recentemente, Bender atuou como presidente da One Laptop per Child, semelhante ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno) no Brasil, onde ele coordenou o desenvolvimento do software e conteúdo, incluindo a interface Sugar para o computador XO-1 Children's Machine.

 

Apresentação: https://docs.google.com/file/d/0B_OZNSkV9DEgNGc4dlNGMmljR3dpMGZZNTBUMXBDdm5VRC0w/edit


 

 

 

 

Quinta de manhã 

 Juan Pablo Hourcade (U.Iowa)

 Título da palestra :  Interações Universais para Crianças

     Alfabetização e acesso computacional são cada vez mais críticos para satisfazer necessidades básicas e direitos (e.g., educação, voto, transporte, compras). Isso significa que os programas de computador  e projetistas de hardware devem assegurar a acessibilidade para populações diversificadas e dispositivos de computação. Esta palestra apresenta desafios e oportunidades no projeto para atingir esse objetivo, enfocando os princípios de engajamento profundo, interdisciplinaridade, individualização e praticidade. Eu vou ilustrar esses princípios, discutindo projetos de pesquisa em tecnologia para apoiar a criatividade das crianças, colaboração e acesso a informação.

Biografia

     Juan Pablo Hourcade é um Professor Associado ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Iowa e um membro do Centro Delta. Sua área principal de pesquisa é a Interação Humano-Computador, com foco no projeto, implementação e avaliação das tecnologias que apóiam a criatividade, colaboração e acesso à informação para uma variedade de usuários, inclusive crianças e idosos. Hourcade está no Conselho Editorial de Interação com Computadores, e Fundamentos e Tendências em Interação Human-Computador. Ele é editor do fórum Interações Universais para a revista interações. Recentemente, ele co-presidiu a conferência Projeto de Interação e Criança 2013.

Clique aqui e confira a  Apresentação do Juan Pablo no CBIE 2013

 


Terça de tarde

Mauro Cavalcante Pequeno

Título da palestra :

    Graduado em Engenharia Civil, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Engenharia Elétrica Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Ceará, consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Fundação Cearense de Amparo a Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Secretaria de Educação a Distância (MEC) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. É coordenador do Programa Um computador por Aluno (UCA) no Ceará, coordenador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC, Diretor do Instituto Universidade Virtual da UFC, Diretor da ABED, Integrante do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC, Integrante do Conselho Gestor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará, Integrante da Câmara Consultiva Temática de EAD da SERES/MEC. Áreas de Atuação: - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação .- Educação a DistânciaCrediné Silva de Menezes

 

 


 

Terça de tarde

Crediné Silva de Menezes

     Licenciado em Matemática pela UFAM (1976), mestre em Informática pela PUC-RJ (1983), doutor pela PUC-RJ (1989) e com Pos-doutorado no CINTED/UFRGS (2004-2006). 

      Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da UFRGS e é docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da UFES.  Tem atuado como pesquisador, docente e orientador de teses e dissertações nos seguintes temas: Ambientes Digitais Inteligentes para Apoio à Interações Sociais, Ambientes Digitais para apoio à Aprendizagem, Objetos digitais para aprendizagem interacionista, Ambientes para Ciração de Jogos Digitais Locativos, Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Redes,  Educação a Distância Mediada pela Internet e Formação de Professores em Contextos Digitais.

 

 


Terça de tarde

Nizam Omar

Título da palestra :

Graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Matemática Aplicada pelo ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Doutor em Ciência da Computação pela PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor Titular aposentado do ITA e Professor Adjunto III da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como professor em cursos de Graduação e Pós-graduação e realiza pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial, Informática na Educação e Teoria da Computação com aplicações de Sistemas Inteligentes para Engenharia, Economia e Educação.


 


Quarta a tarde: mesa redonda

Tema: História da Informática na Educação nos últimos 30 anos e tendências para o futuro das tecnologias na Educação 

Profª Léa Fagundes (UFRGS)

     Gaúcha, com 58 anos de magistério, coordena o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Há mais de 20 anos estuda a informática na educação. Psicologa com mestrado e doutorado em Psicologia e Informática, também coordena projetos no LEC. Atualmente preside na Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que atua no processo de inclusão digital de comunidades economicamente desfavorecidas.


 

 

 

Profº Fernando José Almeida (PUC-SP)

     Possui graduação em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), mestrado em Educação: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Pós-doutorado bolsa CNRS/CAPES, em Lyon, França (1987). foi secretário de Educação da cidade de Sao Paulo (2001-2002) Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP (1994-1996) onde é professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, informática, gestão pública, currículo, formação de professor e ensino-aprendizagem. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - rádios e TV educativas de São Paulo (2007-2010), atualmente Diretor de Educação da mesma instituição.


 

 

Profº Fábio Ferrentini (URFJ)

     Possui graduação em Informática (Bacharel em Matematica Modalidade Informática) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Science and Technology - Institute of Education - University of London (1996) e Estágio Pós-doutoral pela Oxford University - Learning Technologies Group (2010). Atua profissionalmente no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (ex- Nucleo de Computção Eletronica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde contribui com a Pós-graduação em Informática, ministrando cursos e orientando alunos. Participa do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação e outras. É também bolsista do Projeto PROUCA-MEC/CNPq e Coordenador de Projeto com financiamento da FAPERJ. Responsável pela Pós-Graduação Lato-Sensu em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação (PGTIAE - NCE/UFRJ). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Sistemas de Computação para o ensino, interessado principalmente nos seguintes temas: Tecnologias na educação, modelagem computacional e ensino, robótica, ensino a distância, ensino de ciências com novas tecnologias.

Apresentação: https://docs.google.com/file/d/0B_OZNSkV9DEgZDlSTHYwMGVsRmM/edit


 

 

Profº José Armando Valente (NIED-UNICAMP)

     Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1970), Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1974), Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Ciência e Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1979), Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Divisão para o Estudo e Pesquisa em Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1983) e Livre Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Professor e Chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Tópicos de pesquisa incluem criação de comunidades de aprendizagem baseadas nas tecnologias da informação e comunicação (TIC), desenvolvimento de metodologia de formação baseada nas TIC para ser utilizada em escolas e em empresas, de forma presencial ou a distância, e estudo do potencial das TIC como ferramenta educacional. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002 e Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz , Universidade Estadual de Campinas, 2002.


 

 

Sexta de manhã

Cristiano Nabuco de Abreu (USP)

 Dependência Tecnológica (internet e celular): Transtornos psiquiátricos do séc. XXI?

     O objetivo desta apresentação será o de apresentar os impactos da tecnologia (uso da internet e de celular) na vida moderna. Presente em quase todos os lares, o uso recreacional cedeu lugar ao uso abusivo e com ele vários problemas começam a ser observados junto ao comportamento de jovens e adultos. Assim sendo, falaremos das características da geração digital (jovens até de 18 anos) que cresceram expostos a algum tipo de mídia virtual, bem como os critérios diagnósticos da dependência de tecnologia, doenças associadas, e principalmente, formas de intervenção e de tratamento

Biografica

      Cristiano Nabuco é psicólogo e atua em consultório particular há 27 anos. Tem Pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foi presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e atualmente coordena o Grupo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP. Publicou 8 livros sobre psicologia e saúde mental. Escreve uma coluna semanal para o UOL.

Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria
do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Home-page: www.dependenciadeinternet.com.br / www.amiti.com.br

 

.


                                                            Terça de tarde

Ismar Franco Silveira

Ismar Frango Silveira possui Graduação em Matemática-Informática pela UFJF (1994), Mestrado em Computação pelo ITA (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica  pela USP (2003). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena a Especialização em projeto e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Computação e Informática e atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica; é Professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Bacharelado em Ciência da Computação e atua nos Programas de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é o Coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC (CEIE).

 

 

Acessos: 5231

As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de

responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP