CTD

Categoria: Textos para páginas web Publicado em Segunda, 20 Maio 2013 Escrito por Super User

 
CTD-IE - Concurso de Teses, Dissertações e TCC de Graduação em Informática na Educação

CBIE2013 - II CONGRESSO  BRASILEIRO  DE  INFORMÁTICA NA  EDUCAÇÃO

O CTD-IE - Concurso de TCC, Dissertações e Teses tem sido promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação da SBC por meio dos eventos SBIE e mais recentemente o CBIE. Ele tem como objetivo divulgar a produção acadêmica nacional de Graduação, Mestrado Doutorado na área de IE. Vale notar que o CTD-IE tem o caráter não apenas de Concurso mas também de workshop, ou seja, em sua Fase 3 de apresentações orais dos trabalhos pré-selecionados nas Fases 1 e 2, o CTD-IE proporciona um ambiente para a troca de experiências e ideias entre ex-alunos, egressos de todos os níveis formação do terceiro grau. Seus trabalhos exploram os principais papéis emergentes de Informática na Educação. Esses trabalhos foram separados e julgados em três categorias: (1) Trabalho Final de Graduação (TCC); (2) Dissertação de Mestrado; (3) Tese de Doutorado.

Trinta e três trabalhos foram submetidos em 2013 por parte de ex-alunos.
Depois das Fases 1 e 2 de revisão, dezesseis foram apresentados no evento (Fase 3). Cabe ressaltar que este caderno com os textos sumarizados (chamados aqui de “resumos”) não são propriamente os anais de um evento de conteúdos originalmente publicados. Isso vale pois, em geral, os trabalhos que aqui concorrem aos prêmios já foram publicados em outros fóruns com anais amplamente divulgados no Brasil e no exterior, incluindo os subeventos do CBIE, tais como o SBIE, o WIE e os workshops que tanto contribuem para o crescimento da área de IE.

Seguem abaixo os trabalhos premiados em cada uma das três categorias.

  Categoria: TESE DE DOUTORADO
Colocação: Primeiro Lugar
Autor: Eduardo Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) Título da Tese: "i-collaboration 3.0: um framework de apoio ao desenvolvimento de Ambientes Distribuídos de Aprendizagem Sensíveis ao Contexto"
Colocação: Segundo Lugar
Autor: Daniela Kupsch (Universidade Federal de Minas Gerais) Título da Tese: "SPIAL: Uma Ferramenta de Apoio ao Aprendizado de Melhoria de Processos de Software"
Colocação: Terceiro Lugar
Autor: Jean Piton-Gonçalves (DM/UFSCar)
Título da Tese: "Desafios e Perspectivas da Implementação Computacional de Testes Adaptativos Multidimensionais para Avaliações Educacionais"
Colocação: Terceiro Lugar
Autor: Marta Bez (Universidade Feevale)
Título da Tese: "Construção de um modelo para o uso de simuladores na implementação de métodos ativos de aprendizagem nas escolas de medicina"

     Categoria: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Colocação: Primeiro Lugar
Autor: Fernando Pinhati Júnior (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Título da Dissertação: "Plataforma Mignone: Uma Arquitetura para Ambientes
Virtuais e um Modelo para Construção de Objetos de Aprendizagem
Especializados para Educação Musical"
Colocação: Segundo Lugar
Autor: Paulo Vieira (Universidade do Vale do Itajai)
Título da Dissertação: "Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar
de Uso dos Processadores BIP"
Colocação: Terceiro Lugar
Autor: Roberta Matsunaga (Universidade Estadual de Campinas)
Título da Dissertação: "Desenvolvimento de um jogo educativo para
crianças com hemofilia"

   Categoria: TCC DE GRADUAÇÃO
Colocação: Primeiro Lugar
Autor: Denys Rocha (Universidade Federal de Alagoas)
Título da Monografia: "AssistLibras: Um Assistente Gráfico para
Construção de Sinais 3D da LIBRAS"
Colocação: Segundo Lugar
Autor: Felipe Siller (Universidade Federal do ABC)
Título da Monografia: "Desenvolvimento de um jogo para prática do Scrum"
Colocação: Terceiro Lugar
Autor: Rozelma França (UPE/UFPE)
Título da Monografia: "Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados
baseada na Taxonomia de Bloom para o Mapeamento do Conhecimento na
Aprendizagem de Programação"

 

 

 

Programação detalhada do CTD

 

CTD-IE / Orientações

 

O CTD-IE do 2º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) seleciona e premia tradicionalmente as três melhores teses de doutorado, dissertações de mestrado e TCC da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 1º de agosto de 2012 a 31 de Julho de 2013. Casos excepcionais onde o candidato defendeu o trabalho antes de Agosto de 2012 poderão ser aceitos mediante justificativas a serem analisadas pelo Comitê de Programa. Trabalhos oriundos de cursos de pós-graduação (stricto sensu) não vinculados à área de Informática na Educação serão considerados para o concurso desde que sejam enquadrados, pelo Comitê, como sendo da área de Informática na Educação.

A avaliação será conduzida em três fases. Na primeira, os artigos submetidos (ver detalhes abaixo) passarão por um processo de seleção visando escolher as 6 (seis) melhores teses de doutorado, as 6 (seis) melhores dissertações de mestrado e os 6 (seis) melhores TCC. Cada artigo será avaliado por pelo menos três especialistas. Os artigos dos trabalhos aceitos serão apresentados no evento e publicados nos anais do CBIE 2013. É importante ressaltar que, nesta primeira fase do processo, o que estará em julgamento não será o trabalho completo em si, mas um artigo descrevendo a visão panorâmica do trabalho. Na segunda fase será realizada uma segunda avaliação sobre o texto completo de cada trabalho aceito (cada trabalho será novamente avaliado por três membros diferentes da primeira fase).  Sendo assim, além do artigo, deverá ser enviado também o texto completo do trabalho de Tese, Dissertação ou TCC (tudo via JEMS). Deve ser mantido o formato original do trabalho. Na terceira fase, deverá ser realizada a apresentação oral do trabalho, onde será levado em consideração a qualidade da apresentação oral feita pelo autor. Os autores que não disponibilizarem os seus trabalhos ou não viabilizarem a apresentação no evento não concorrerão aos prêmios de melhor trabalho (casos especiais serão analisados pela comissão organizadora).

Ao final, uma discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa será seguida da decisão dos três trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito no encerramento do evento.

 

 

Certificados da Premiação

Os três primeiros colocados entre os seis finalistas de cada uma das categorias receberão certificados de "Prêmio" no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas que não se classificarem entre as três primeiras posições, caberão certificados de "Menção Honrosa" nos quais constarão apenas a categoria.

Finalmente, cabe ainda um esclarecimento sobre o uso dos certificados. Por ser um concurso, os prêmios e menções honrosas recebidos no CTD-IE não devem ser lançados no currículo do ex-aluno como uma publicação, mas apenas como prêmio.

 

Submissão dos trabalhos para o CTD-IE

 Cada trabalho submetido deverá conter três arquivos (em formato PDF):

  •   artigo;

  •   declaração de conclusão;

  •   texto completo.

 

Os artigos devem ser escritos em português, respeitando o limite máximo de 10 (dez) páginas e o mínimo de 6 (seis) páginas. O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE e a originalidade do tema. A organização do artigo deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, instituição / departamento no qual foi aprovado, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract e texto.

O artigo, a declaração de conclusão do trabalho e o texto completo (tese, dissertação ou trabalho de graduação) deverão ser submetidos exclusivamente em formato eletrônico (PDF), por meio do sistema JEMS.

 

 

Formato das propostas

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC. Não é necessário omitir as informações de autoria. Trabalhos fora do formato não serão acolhidos para avaliação.

Na declaração oficial digitalizada (arquivo PDF) referida acima deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado (tanto para tese, dissertação e TCC). A declaração deverá conter também o local, a data da defesa, o nome do orientador e ser assinado pelo coordenador do curso.

 

Apresentação oral dos trabalhos no evento

Os autores dos trabalhos selecionados no CTD-IE deverão se inscrever no CBIE 2013, terão no máximo, 20 minutos para sua apresentação oral. A banca julgadora terá 10 minutos para perguntas.

 

Datas importantes

  • Data limite para envio dos trabalhos: 11 de Agosto de 2013
  • Notificação dos 6 melhores trabalhos de cada categoria: 09 de setembro de 2013
  • Data limite para inscrição com pagamento de pelo menos uma autor por trabalho:  30 de setembro de 2013  [prazo prorrogado]
  • CBIE 2013: 25 a 29 de novembro de 2013

 

Acessos: 3929

As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de

responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP