SBIE

Categoria: Textos para páginas web Publicado em Quinta, 09 Maio 2013 Escrito por Super User

 

Premiação no SBIE 2013

Os seis melhores classificados no processo de avaliação do SBIE 2013 foram apresentados

em sessão especial da conferência e foram avaliados por uma banca constituída para

julgamento; em paralelo, a audiência também pode manifestar-se por meio de votação

online no melhor artigo, via formulário eletrônico disponibilizado para tal. Compuseram

a banca os professores: Clóvis Torres Fernandes, Crediné de Menezes, Ig Bittencourt e

Rodrigo Bonacin. Cada professor, independentemente, atribuiu uma nota de 6.0 a 10.0 a

cada artigo candidato ao prêmio. Resultados dos votos da audiência foram normalizados,

constituindo uma 5ª. Nota. O resultado final foi obtido por média ponderada (8 para banca

e 2 para audiência). O prêmio de melhor pôster foi atribuído exclusivamente por votação

da audiência, consideradas 266 respostas colhidas no período determinado para tal.

1º lugar – PRÊMIO DE MELHORES ARTIGOS DO SBIE 2013

Marcus Filipi Rosso Casagrande, Gustavo Kozima e Roberto Willrich

 Concedido pelo artigo intitulado Técnica de Recomendação Baseada em Metadados

para Repositórios Digitais Voltados ao Ensino, do SBIE 2013 – XXIV Simpósio

Brasileiro de Informática na Educação - Realizado em Campinas-SP entre os dias

25 a 29 de Novembro de 2013.

2º lugar – PRÊMIO DE MELHORES ARTIGOS DO SBIE 2013

Tiago Wiedemann, Jorge L. V. Barbosa e Sandro J. Rigo

 Concedido pelo artigo intitulado Um Modelo para Recomendação de Objetos de

Aprendizagem Baseado em Similaridade de Sessões, do SBIE 2013 – XXIV Simpósio

Brasileiro de Informática na Educação - Realizado em Campinas-SP entre os dias

25 a 29 de Novembro de 2013.

3º lugar – PRÊMIO DE MELHORES ARTIGOS DO SBIE 2013

Gleizer B. Voss, Felipe B. Nunes, Fabrício Herpich e Roseclea D. Medina

 Concedido pelo artigo intitulado Ambientes Virtuais de Aprendizagem + Ambientes

Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel, do

SBIE 2013 – XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -Realizado em

Campinas-SP entre os dias 25 a 29 de Novembro de 2013.

 PRÊMIO DE MELHOR PÔSTER DO SBIE 2013

Rodrigo Carneiro, Bruno Aguiar, Fernando B. De Lima Neto e Denis Silveira

 Concedido pelo pôster intitulado Sistema Hipermídia Adaptativo Educacional

Baseado em Estilos de Aprendizagem, do SBIE 2013 – XXIV Simpósio Brasileiro

de Informática na Educação -Realizado em Campinas-SP entre os dias 25 a 29 de

Novembro de 2013.

 

Anais do SBIE: http://www.br-ie.org/sbie

Vote no melhor artigo:  http://goo.gl/wX6Cmf

 

Confira Programação do SBIE  (clique em cada Auditório para mais detalhes)

 

 

24 o SBIE / Orientações

 

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias com profissionais, professores,estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. O SBIE é dirigido à comunidade de Informática na Educação e pesquisadores de áreas afins. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro, tendo sido realizada anualmente, no mês de novembro, a partir de então. É o principal evento da área no Brasil.

 

 

Submissão e Seleção

As submissões de artigos completos para o SBIE 2013 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identifica-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estarem em processo de avaliação ou edição para publicação em outro lugar.
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos a mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas e para o ensino/aprendizagem em relação a outros trabalhos da área;
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do SBIE e WIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui.
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitados.
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. Todas as submissões serão revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do SBIE, revisão bibliográfica, metodologia científica, contribuição para a área de Informática na Educação, originalidade e clareza.

Os autores dos três melhores trabalhos completos serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.

 

Datas Importantes  

  • Data limite para submissão de artigos: 12 de Agosto de 2013
  • Notificação de aceitação de artigos: 20 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  •  Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 23 de Setembro de 2013 30 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 23 de Setembro de 2013 30 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  • CBIE 2013: 25 a 29 de novembro de 2013

 

SBIE - Trilha 1: Aspectos Tecnológicos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (plataformas, arquiteturas, dispositivos móveis, etc.).

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem
  • TV Digital Interativa
  • Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias na Educação
  • Padrões educacionais e web 2.0/3.0
  • Blogs, wikis, vídeo/audio-casts na educação
  • Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais
  • Hardware e plataformas para ensino/aprendizagem
  • Redes federadas de educação à distância
  • Infraestrutura tecnológica no Projeto "Um computador por aluno"
  • A escola do futuro e tecnologias da sala de aula do futuro
  • Computação em nuvem e o contexto de sistemas para ensino/aprendizagem

 

SBIE - Trilha 2: Design, Desenvolvimento e Avaliação de Sistemas de Software Educacional (jogos, simulação, gamificação, sistemas colaborativos)

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Métodos e processos de desenvolvimento de software educacional
  • Ambientes, metodologias e sistemas de autoria de atividades de aprendizagem
  • Gerência de projetos de software educacional
  • Avaliação de software educacional
  • Sistemas de suporte à avaliação colaborativa do ensino/aprendizagem
  • Simuladores e jogos educativos
  • Robótica pedagógica
  • Sistemas colaborativos para educação
  • Sistemas para coordenação de atividades de ensino/aprendizagem
  • Comunidades virtuais em educação
  • Colaboração através de mídias e redes sociais em educação
  • Modelos de grupos e comunidades de aprendizagem

 

SBIE - Trilha 3: Inclusão e Acessibilidade em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles: 

  • Uso de dispositivos de hardware e software na educação especial e seus impactos
  • Ferramentas e fatores de acessibilidade em software educacional
  • Ambientes inclusivos e design universal em educação
  • Avaliação de acessibilidade em sistemas de ensino/aprendizagem
  • Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de ambientes educacionais
  • Tecnologia assistiva em contextos de ensino/aprendizagem

 

 

SBIE - Trilha 4: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (Web Semântica, Ontologias, data-mining)

 Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tutoria inteligente e scaffolding
  • Sistemas educacionais baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes
  • Sistemas adaptativos e personalização de ambientes para ensino/aprendizagem
  • Sistemas de gerência de conteúdo de aprendizagem
  • Mineração de dados, texto e web na Educação
  • Representação e análise de discurso durante aprendizagem
  • Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional
  • Recuperação da informação para apoio ao ensino/aprendizagem
  • Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas
  • Modelagem de contextos de aprendizagem
  • Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências
  • Inteligência ambiental e ambientes para aprendizagem 

 

 

SBIE - Trilha 5: Interação humano-computador e aspectos sociais e afetivos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem

 Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Design e desenvolvimento de interfaces com foco no ensino/aprendizagem
  • Adaptação e personalização de conteúdo para aprendizagem
  • Avaliação de interfaces de usuário para a aprendizagem
  • Sistemas de ensino/aprendizagem centrados no aprendiz
  • Avaliação da aprendizagem e suas interfaces com o ambiente de aprendizagem
  • Sistemas de comunicação no contexto educacional
  • Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem
  • Classificação (tagging) colaborativa e aprendizagem
  • Interação e compartilhamento em redes sociais na educação
  • Computação afetiva e pervasiva em sistemas para aprendizagem

 

 

                                                  

 

 

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