19º WIE

Categoria: Textos para páginas web Publicado em Segunda, 20 Maio 2013 Escrito por Super User

 

Artigos vencedores

1º lugar: Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de Eletricidade com o Auxílio Pedagógico de Simulação Computacional de Circuitos de Resistores Elétricos
Mario Jorge Nunes Costa, Júlio Wilson Ribeiro, Ubaldo Tonar Teixeira Góes, Luciana de Lima, Ricardo Diniz Souza e Silva

2º lugar: Atividades Extraclasses com base no Currículo Mínimo para a Língua Inglesa usando uma Rede Social
Cristina de Almeida Rodrigues, Marcos da Fonseca Elia

3º Lugar:  Robótica Pedagógica: Uma Reflexão sobre a Apropriação de Professores da Escola Elza Maria Pellegrini de Aguiar
João Vilhete Viegas d’Abreu, Bruno Leal Bastos

Banca de seleção dos artigos:
Prof Dr. Crediné Silva de Menezes - UFES
Profa. Dra.Rosane Aragón - UFRGS
Profa. Dra. Suely Scherer - UFMS
Dr. Rodrigo Bonacin - CTI

Melhor poster:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação em Saúde na Escola: análise do uso de um jogo voltado para adolescentes
Claudilene Moura Perim, Miriam Struchiner, Tais Rabetti Giannella

Escolhido via votação online, entre 516 votantes.

 

Anais do WIE: http://www.br-ie.org/wie

Vote no melhor artigo: http://goo.gl/6aVHCo

 

 19o WIE / Orientações

 

Confira Programação do WIE  (clique em cada Auditório para mais detalhes)

 

          O Workshop de Informática na Escola (WIE) é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação, tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a escola ou o relato sistematizado de experiências envolvendo o uso de tecnologia no espaço escolar. Ele diferencia-se do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, que está mais voltado para a divulgação de pesquisas acadêmicas sobre tecnologia na Educação. O WIE teve sua primeira edição no ano 1995 e até o ano 2010 era um evento satélite do CSBC. A partir do ano de 2011, o WIE passou a ser um evento conjunto com o SBIE.

Os autores dos três melhores trabalhos completos serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.
Os autores de outros trabalhos com destaque no WIE 2013 serão convidados a submeter versão expandida para publicação na Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento ( http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/tsc) 

 

Submissão e Seleção

As submissões de artigos completos para o WIE 2013 que devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identifica-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão. 

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir modelo para publicação de artigos da SBC. 

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

  • Os artigos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • Os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estarem em processo de avaliação ou edição para publicação em outro lugar;
  • Cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos a mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • Os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • Os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas e para o ensino/aprendizagem em relação a outros trabalhos da área;
  • Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui;
  • Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • As submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitados.
  • A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/WIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

 

Sugestão aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, sugerimos a divisão do texto nos seguintes capítulos:

  • INTRODUÇÃO: Visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
  • MÉTODOS: Como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: Descrição e discussão dos resultados obtidos.
  • CONCLUSÕES: A conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

 

Datas Importantes 

  • Data limite para submissão de artigos: 12 de Agosto de 2013
  • Notificação de aceitação de artigos: 20 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 30 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 30 de Setembro de 2013 [prazo prorrogado]
  • CBIE 2013: 25 a 29 de novembro de 2013

 

WIE - Trilha 1: Relatos de Experiência de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Ensino de conteúdos específicos enriquecidos por TDIC
  • Ensino e aprendizagem mediados por computador
  • Integração das TDIC no currículo
  • Informática na escola e na sala de aula, incluindo experiências com Internet
  • Experiências no âmbito do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
  • Experiências com dispositivos móveis na escola
  • Informática aplicada a aprendizagem de conteúdos escolares
  • Projetos colaborativos com suporte das tecnologias
  • Experiências com redes sociais, web 2.0 e comunidades virtuais de aprendizagem

 

WIE - Trilha 2: Formação de Recursos Humanos para o Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Perspectivas teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC
  • Novos cenários de formação para a educação digital
  • Experiências com o uso das TDIC e novas abordagens de formação
  • Redes sociais e comunidades online na formação de educadores
  • Web 2.0 e a formação docente
  • Letramento digital e desenvolvimento profissional
  • Tecnologias e plataformas de apoio à formação
  • Tecnologias móveis e mobile learning na formação

 

WIE - Trilha 3: Impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Sociedade 

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Políticas públicas para a informática na educação
  • Fundamentos éticos, psicológicos e pedagógicos para a informática na educação
  • E-learning, b-learning e m-learning e respectivo impacto na sociedade
  • Informática na Educação Especial
  • Inclusão digital
  • Redes sociais, sociedade e educação
  • Alfabetização digital e letramento digital ou transletramentos
  • Software Livre na Educação
  • Novas tendências de uso das TDIC na educação

 

 

 

                        

                                                     

                                           

                                                           

             

                 

                  

             Processo 2013:17279-8

     

 

           

Acessos: 6910

As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de

responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP